quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Língua Portuguesa

Aula Online 1

Meios de comunicação em ano eleitoral

Os meios de comunicação têm como objetivo a divulgação de informações e idéias, possibilitando à sociedade a formar opinião. Um exemplo atual são as campanhas eleitorais.
No ano em que ocorre, o foco da mídia é direcionado ao marketing político, apresentando o partido, o candidato, sua postura e planos para os próximos anos, direcionando a população a ter opções de escolha.
Nesse período as informações relacionadas à política ganham proporções maiores devido à forte exposição e a concorrência na qual se baseia em acusações e disputa entre candidatos, nas suas vidas políticas. A função da mídia é transmitir informações reais, independente de qual candidato seja, ou qual fato esteja sendo exposto.
Nos meios de comunicação, rádio, TV, jornal, revista e internet, as informações são transmitidas de diversas maneiras, nas quais permite um acesso a sociedade como um todo.
Portanto, a mídia é constituída de fatos, nas quais orienta a sociedade sem que haja uma influência sobre o decorrer de uma eleição.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Resenha (feita em grupo) do Livro: O que é Ética?

É o estudo, filosófico ou cientifico, sobre os costumes ou sobre as ações humanas com alterações constantes, ou seja, não existem regras e nem um padrão correto.Sua função é procurar conhecer, recorrendo a recursos antropológicos, culturais e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e lugares.Uma de suas teorias deveria ser cumprida por toda sociedade capaz de explicar tais alterações.Existem dois ícones que fizeram parte desse firmamento:Sócrates, filósofo grego, induzia a juventude a questionar as leis e, em conseqüência disso sofria uma forte repressão.Kant, filósofo alemão, defendia a igualdade humana, buscava a moral racional entre os povos.A reflexão grega nesse campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, onde podemos encontrar a nascente dos ideais éticos, tais como as duas formulações mais conhecidas: “Nada em excesso” e “Conhecer – te a ti mesmo”.A maioria das doutrinas gregas priorizavam a busca da felicidade.Platão, filósofo grego, partia da idéia de que todos os homens buscavam a felicidade, e que deveriam procurar a idéia do bem chegando ao absoluto.Aristóteles, filósofo grego, enquanto Platão fica na teoria, ele mostra seu esforço analítico e comparativo, pois assemelha mais de uma centena de constituições políticas das cidades gregas.A relação da ética com a doutrina religiosa é a discussão das influencias de relacionamento, sexualidade e moralidade. Nos ideais éticos a moral agia de acordo com a consciência de cada pessoa, praticar o bem era importante na doutrina, para alguns, viver de acordo com a natureza soava como viver princípios de Deus, para outros, o mais importante era a busca do prazer.Essa ciência também estuda a liberdade humana, fato que depende do modo de pensar, de agir no interior e no exterior do ser.Liberdade que é guiada pela consciência moral que muitas vezes leva o ser humana à crises existenciais. Assim surge o bem e o mal e as dúvidas de qual seguir. O agir para o bem é uma questão de ética mais a forma como esse bem será praticado depende de cada um.A ética esteve presente em todas as sociedades, e hoje se resume em uma ética individual. A forma como a ética e a moral serão exploradas oscila, pois enquanto uma se torna dever, a outra tende para a obrigação.